sexta-feira, 26 de julho de 2013

Escritório em casa.

Para quem não sabe, além de mestranda e psicóloga, agora sou dona de casa, tenho dividido as atenções dos artigos científicos e as revistas de moda, com as revistas de decoração. Tenho sonhado com os mínimos detalhes do meu novo cantinho e tenho curtido cada detalhe que vamos acrescentando a ele.

Um lugar específico que venho desejando muito é o meu escritório. Como eu trabalho em casa, escrevendo, estudando, pesquisando e etc., necessito de um local específico onde geralmente passo horas do meu dia e quando a gente pensa em um local de trabalho em casa, geralmente uma cadeira e uma mesa resolveriam o problema, mas para mim não. Para trabalhar, preciso de um pouco mais. Preciso de um lugar agradável, onde eu me sinta confortável. Pode parecer bobagem, mas isso influencia diretamente no meu rendimento.

Aqui compartilho com vocês um pouco da minha pesquisa sobre escritórios em casa.

Há várias formas de decorar um escritório, podemos escolher uma decoração mais clássica ou uma mais descontraída, conforme o nosso estilo e o uso que lhe pretendemos dar.
Particularmente sou adepta de um lugar simples, com muita luz natural. Tudo deve ser prático e funcional para otimizar o trabalho e se, de quebra, o ambiente puder ser bonito onde nos dê prazer trabalhar, fica melhor ainda.

O mobiliário certo é importante para tornar o ambiente do escritório confortável, organizado e tão produtivo quanto possível. Hoje temos uma variedade em termos de forma e tamanho, mas o que está na moda mesmo é um mobiliário que ocupe menos espaço e que seja flexível e funcional. É importante que os móveis sejam compactos e de fácil utilização, já que nossos espaços residenciais estão cada vez menores.

Sobre as cores das paredes, percebo uma predominância de cores claras nas revistas de decoração, tais como o branco, azul claro, bege ou até um cinza claro. O objetivo é iluminar o espaço de trabalho, além disso, as cores mais claras têm mais chances de combinar com qualquer decoração e conjunto de móveis e acessórios escolhidos. Porém, isso não significa que as cores escuras estão banidas desse ambiente, uma ideia muito legal é fazer alguns efeitos com cores mais escuras, como pintar uma das paredes com cor diferente, ou o roda pé, ou até brincar com os adesivos decorativos.

Quanto aos acessórios, acho que vai do gosto de cada um. Decore de acordo com seus interesses pessoais, tais como coleções de carros, moedas, obras de arte. No meu caso, um arranjo de flores secas, fotografias, velas aromáticas, quadros são ingredientes para deixar um escritório com um toque bem ao meu estilo. Se o espaço me permitir, quero colocar uma poltrona confortável, porque não consigo passar o dia inteiro na mesa de trabalho e, por fim, e talvez a mais importante, a minha estante de livros. Essa sim, não pode faltar nunca porque minha coleção de livros é bem grandinha.


De todo modo, seja qual for a decoração que preferir, é importante considerar a comodidade e o material necessário, seja não apenas um espaço de trabalho, mas sim de lazer. Lembrem, um escritório bem decorado poderá melhorar seu desempenho e seu bem estar mental. 

Espero em breve mostrar o meu cantinho pra vocês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário